Ir para conteúdo

Como ter uma semana produtiva

Estamos iniciando mais um ano, e na maioria das vezes já estamos com aquelas listinhas do que planejamos fazer o no inteiro, só que o ano é longo e podemos acabar esquecendo dessa lista no decorrer do caminho.

Algumas vezes enchemos nossas listas com coisas que sabemos que não vamos cumprir, e não to falando só do lado profissional, mas também questões pessoais. Por exemplo, coloquei como meta escrever esse post nessa semana e pelo visto estou conseguindo, só que as vezes não é tão fácil quando se tem uma semana cheia. Existem diversas técnicas de como ser produtivo e vou abordar uma simples, que aliada com uso da tecnologia tem funcionado perfeitamente pra mim.

Uma coisa muito importante a se fazer é saber dividir bem o tempo, principalmente quando se trata de trabalho, estudo e lazer. Quando um dos três se torna atrativo/obrigatório/desgastante, acaba tomando mais tempo do que deveria, por isso que a divisão do tempo é essencial para uma semana produtiva.

Outra coisa que nunca dá certo é tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo, como por exemplo: tentar estudar enquanto trabalha, assistir o seriado favorito enquanto trabalha. Tá certo que existem pessoas que conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas a ideia principal é calcular uma estimativa de tempo para determinada atividade e dar foco total, para que se consiga atingir o objetivo.

Caso seja uma tarefa chata e não atrativa, deixar pra depois também não vai resolver, use o sistema de recompensas para resolver, que funciona da seguinte maneira: para cada atividade chata que você realiza, como recompensa faça uma legal, por exemplo, você decidiu separar duas horas pela manhã para escrever 6 páginas de um artigo sobre um tema um pouco complicado de se escrever, digamos que nessas duas horas você escreveu não só as 4 páginas, mas sim 8 páginas, então faça uma pausa para um episódio da sua série favorita ou algumas páginas de um livro que você esteja lendo, ou até mesmo uma pausa para as redes sociais, que encurtam a distancia entre as pessoas, mas na maioria das vezes é um grande ponto de distração que pode atrapalhar seriamente a produtividade, portanto aquela pequena pausa para checar o Facebook pode ser fatal.

Existem diversas técnicas e ferramentas para melhorar a produtividade, um dessas ferramentas são os aplicativos GTD – Get Things Done, que é um método de gerenciamento de ações. Utilizo o aplicativo nativo de tarefas da Apple chamado Reminders, para muitos é conhecido por Lembretes e lá eu coloco a minha lista de tarefas da semana na qual divido por categorias (estudo, trabalho e lazer) e algumas delas tenho prazos e coloco para me enviar notificações horas antes de ter que realizar aquela tarefa, existem também outras opções boas como o Clear e outras bem mais completas como o OmniFocus e Things; só que acabei optando pelo Reminders por ter a versão desktop no Mac e sincronizar melhor com o iCloud.

Uso também um Moleskine para fazer notas e rabiscos rapidamente, e para notas digitais rápidas o Notes que o aplicativo padrão do iOS e o famoso Evernote no qual muitas vezes acabo anotando bastante coisa por lá, inclusive muitas vezes os meus rabiscos do Moleskine.

Uma novidade que talvez seja desconhecida para muitos é o Way of Life em que é possível controlar as ações que você gostaria que se tornasse hábito ou até mesmo registrar tudo aquilo que você não quer fazer por dia de uma maneira rotineira.  Por exemplo, quero registrar os dias que estudei na semana, os dias que pratiquei corrida, leituras do dia e por ai vai.

O segredo é não colocar muita coisa no app e sim somente aquelas em que se tem dificuldade em executar, pois o app avisa no final do dia, perguntando qual das ações foram executadas no decorrer do dia. Depois é possível gerar gráficos semanais das atividades.

Conhece ou usa alguma técnica ou app diferente, compartilhe comigo nos comentários ou pelo Twitter.

2 Comentários

  1. Bruno Pimenta Bruno Pimenta

    Que bacana Professor suas dicas vai me ajudar bastante valeu .

  2. Jellyane Jellyane

    👏👏

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *