Ir para conteúdo

Escolhendo o melhor servidor

Foto de uma das selas de servidores do Google.
Foto de uma das selas de servidores do Google.

Como primeiro post oficial do meu novo blog, vou deixar aqui uma dica muito importante de como escolher um servidor, caso você esteja pensando em criar um blog mais profissional.

Dizem por ai que o melhor servidor é aquele que configuramos uma vez e esquecemos dele, e para maioria dos usuários isso acaba se tornando verdade. Quando criamos um blog, o foco principal torna-se o conteúdo, só que a parte tecnológica acaba se tornando uma aliada fundamental para o sucesso.

Neste artigo vou ajudar você a procurar os melhores recursos e custo-benefício na hora da escolha de um servidor.

O primeiro passo é saber qual plataforma CMS – Content Management System, que nada mais é do que o sistema gerenciador de conteúdo do site. Isso é importante devido alguns sistemas possuirem linguagens diferentes.

Depois de analisar qual linguagem seu sistema usa, pode-se fazer uma listagem de quais servidores possuem esse recursos, em seguida vem alguns fatores a serem levados em consideração: Sistema operacional, quantidade de transferência de dados, armazenamento, banco de dados e garantia de uptime.

Na hora de escolher sistema operacional, dependendo da linguagem do seu CMS, eu recomendo servidores Linux, por ter um histórico muito melhor de segurança e uma performance muito melhor, já a quantidade de transferência de dados é algo que sempre vem nos anúncios, e é a quantidade trafego de informações que vai passar no seu “servidor”, seja ele dados de download ou upload. E nem preciso falar que, assim como o armazenamento, quanto mais robusto, menos você terá que se preocupar.

O uptime dos servires, muitos provedores de serviço acabam não informando no anúncio, mas também acaba sendo um fator muito importante, pois é por ele que você irá analisar se seu blog ou site estará o tempo todo no ar.

Em seguida é hora de comparar os preços e a quantidade de recurso que você de fato necessita, por exemplo, um site  Wordpress ou Drupal, um servidor Apache com PHP rodando em um servidor Linux com os módulos principais rodando como o mod_rewrite, FTP e banco de dados MySQL seria suficiente para você hospedar seu blog.

É claro que estou levando em consideração que você já possui um domínio, porém muitos servidores já oferecem o serviço completo com domínio e tudo mais, que é o link que o seu blog vai ter.

Com a alta do dólar algo importante a ser levado em consideração é se esse host/servidor aceita a nossa moeda. Posso dizer que são bem poucas empresas brasileiras que possuem compromisso em oferecer uma hospedagem segura e de segurança sem cobrar os olhos da cara, logo os melhores serviços nesse ramo ainda estão fora do país.

Se você possui alguma habilidade com servidores ou tecnologia, recomendo fortemente contratar um plano de VPS – Virtual Private Server, que é um servidor em que se tem acesso a todos os recursos da máquina, e é possível escolher inclusive qual servidor utilizar.

Acabei não citando quais os melhores e piores serviços até p/ evitar propaganda gratuita, mas com esses conhecimentos, imagino que seja possível escolher um bom servidor para hospedar seu blog/site.

Participe do site, deixe seu comentário :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *